O sistema, batizado de Temporary Autopilot (TAP), não substitui o motorista, mas o ajuda a controlar o carro em velocidades de até 130 km/h, permitindo que a pessoa que estiver na direção intervenha a qualquer instante.
O TAP possui sensores como radares, câmeras, sensores ultrassônicos e scanners a laser, que verificam as condições da pista como curvas, posicionamento do carro e veículos próximos.
Ou seja, o motorista pode tirar as mãos do volante que o TAP se encarrega do restante, embora, claro, exija cautela e atenção. O sistema mantém distância segura do veículo à frente, para ao notar trânsito, diminui velocidade durante as curvas, trafega na velocidade máxima estabelecida pelo usuário (a ajustando de acordo com as condições da pista), além de manter o carro sempre centralizado, dentro da faixa.
O TAP também poderá ser utilizado em conjunto com outros sensores já existentes. Por enquanto, a Volkswagen está testando seu sistema em situações de trânsito intenso ou em locais com velocidades máximas baixas, e não tem um prazo para colocar o TAP em uso.

Pondo fim a um grande tempo de espera e acabando com a ansiedade de muitos fãs, a Volkswagen divulgou na manhã desta terça-feira (1º) as primeiras imagens e as principais especificações técnicas a respeito de sua primeia picape média, a Amarok. Com lançamento no Brasil aguardado março, o utilitário fabricado em Pacheco, na Argentina, será vendido incialmente nas versões com cabine dupla e motor 2.0l turbodiesel de 163 cavalos de potência.
Com dois turbos (um para baixos giros e outro para médias e altas rotações) quatro clindros e tecnologia TDI (Turbo Diesel Injection) o bloco desenvolve uma potência máxima de 163 cavalos e torque de 40,7 kgfm disponíveis a 1500 rpm. A Volks afirma que o consumo médio é de 12 km/l e as emissões de C02 ficam em torno de 206 g/km. Além deste, um outro motor estreia no fim de 2010 com apenas um turbocompressor e números estimados em de 122 cv de potência e 34,6 kgfm de torque máximo.

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